Sabemos que a utilização do WhatsApp para comprar e vender produtos e/ou serviços já é uma realidade não só no Brasil, mas no mundo todo.
Além disso, este canal também é bastante utilizado como suporte às dúvidas que os clientes possam ter. Desde o lançamento do aplicativo, notam-se atualizações de recursos que vieram para facilitar cada vez mais o seu uso, seja por empresas ou por pessoas físicas.
As empresas têm utilizado este canal cada vez mais para se aproximarem do seu público.
É importante fornecer uma resposta rápida quando o cliente aciona a organização pelo canal de WhatsApp. Caso esse atendimento não seja ágil, corre-se o risco de desistência da compra ou até mesmo da relação com a sua marca por parte do cliente.
Então aqui vão duas perguntas:
Como é possível automatizar o atendimento por este canal e como garantir um retorno efetivo para o seu cliente?
Veja 6 dicas sobre como implementar o WhatsApp no seu negócio
- Garanta o atendimento omnichannel: apesar de estarmos falando sobre o atendimento via WhatsApp, é importante lembrar que os clientes não acionam as empresas por um único canal.
Pode acontecer do cliente fazer um contato via WhatsApp e no dia seguinte, contatar sua operação por email ou telefone.
Por isso, se torna essencial garantir que independente do canal de comunicação, todas as conversas serão direcionadas para um mesmo local, para uma mesma plataforma.
Assim, sua empresa conhece seu cliente, centraliza todo histórico de atendimento em um único local, além de garantir um atendimento rápido e com eficiência.
E vale lembrar aqui que cliente satisfeito, compra de novo e indica sua marca para outras organizações ou pessoas.
2. Busque um parceiro homologado do Facebook: o WhatsApp possui algumas versões.
O WhatsApp Business API é a versão que permite com que o canal do WhatsApp seja operado por dentro de uma plataforma e não no celular ou no WhatsApp web.
Dessa forma, é possível centralizar em uma plataforma as conversas trocadas no WhatsApp e extrair relatórios para análises de performances de atendimento e tomadas de decisão.
Para isso, conheça suas versões e saiba qual melhor se encaixa no seu negócio.
Existem, no mercado, alguns brokers oficiais do WhatsApp. Garanta que esse canal de atendimento está sendo fornecido por uma empresa homologada pelo Facebook – atualmente, Meta, dono do WhatsApp.
3. Comunique de forma simples com seu público: o formalismo é muito importante, mas nesse caso, neste canal, tente trabalhar uma comunicação mais simples com o seu cliente.
A forma de se comunicar por canais específicos é um critério significativo para a manutenção do negócio virtual.
Portanto, adeque a forma como você se comunica com os seus clientes para que a experiência e leitura deles sejam simples.
4. Automatize seu atendimento no WhatsApp com chatbot: é possível desenvolver um chatbot no canal de WhatsApp para que o seu negócio ganhe escala e eficiência.
Muitas empresas estão adotando este recurso como forma de aumentar a agilidade e automatizar o atendimento.
5. Trabalhe com uma base de conhecimento: muitos clientes acionam sua organização com dúvidas simples que muitas vezes podem ser sanadas em apenas uma interação.
Para facilitar este tipo de demanda, é importante que sua organização tenha uma base de conhecimento com artigos explicativos sobre as dúvidas mais simples.
Dessa forma, o seu agente de atendimento pode escolher este artigo e direcioná-lo para o seu cliente ou até mesmo chatbot poderá realizar esta ação através da sua inteligência.
6. Analise as métricas de atendimento neste canal: sabemos a importância de se analisar dados para o sucesso de um empreendimento.
É fundamental ter relatórios para analisar o feedback do seu público, as conversões em vendas, as dúvidas mais acessadas, etc.
Com essas informações, é possível tomar decisões acerca da melhoria do seu atendimento e/ou da experiência de compra do seu cliente.
Acompanhe o que é tendência de mercado e faça acontecer!
—
Aqui vai uma dica extra para você: se você ainda não conhece, a nossa parceira Zendesk é líder mundial em soluções omnichannel de atendimento ao cliente.
Caso tenha interesse em entender melhor sobre o atendimento via WhatsApp, deixa aqui nos comentários. Estamos à disposição para ajudar 🙂