conteúdo da página

Acessibilidade na web: por que é importante?

4 minutos para ler

O que é acessibilidade?

Para garantir o direito universal de acesso à informação, buscar acessibilidade na web não é apenas uma prática recomendada, mas também responsabilidade para desenvolvedores e donos de sites.

Existem milhões de pessoas com necessidades especiais que possuem seu acesso à web restrito. Atualmente, a maioria dos sites possuem barreiras de acessibilidade que dificultam ou impossibilitam o acesso dessas pessoas aos mesmos. No entanto, se sites e sistemas web forem projetados acessíveis, essas pessoas poderão usar esses sites de forma eficaz.

Existem muitas definições de acessibilidade, mas o Decreto Federal n° 5.296/2004, em seu artigo 8°, I, estabelece:

“I – acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida;”

Sendo assim, podemos dizer que a acessibilidade na web nada mais é do que quebrar barreiras nos ambientes virtuais, ou seja, é permitir que diferentes tipos de pessoas, com deficiência ou não, possam acessar os conteúdos e usá-los com autonomia.

“Acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais, ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento.”

(Cartilha Acessibilidade na Web – W3C Brasil)

Qual a importância de deixar seu site acessível?

No Brasil a Lei 10.098 determina o direito ao acesso das pessoas portadoras de deficiência em espaços públicos, mobiliário urbano, construção e reforma de edifícios e afins.

Da mesma forma que as rampas em edificações permitem a locomoção de cadeirantes, a acessibilidade web permite às pessoas a possibilidade de realizar a navegação na internet. Quando uma página não é acessível, isso simboliza o mesmo que uma porta fechada.

Na LBI – Lei nº 13.146 (sancionada em 6 de julho de 2015), no artigo 63 estabelece que:

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Segundo a OMS, no Brasil, quase 25% da população possui algum tipo de deficiência, o que equivale a quase 45,6 milhões de pessoas. Sendo 18,6% com deficiência visual, 7% deficiência motora, 5,1% auditiva e 1,4% deficiência mental.

Por isso, ao criar um site ou sistema web é preciso considerar essa parcela da população e ajudá-los a ter uma boa experiência ao navegar no seu site/sistema.

Para o Google e outros mecanismos de pesquisa esse é um elemento importante no momento do ranqueamento de páginas que garantem o aumento da autoridade do seu site, ou seja, boas práticas de acessibilidade podem, além de aumentar seu público e sua referência, fortalecer o SEO (Search Engine Optimization).

O que podemos concluir sobre a acessibilidade na web?

Neste artigo, podemos ver um pouco o que é acessibilidade na web e por que ela é tão importante. Devemos estar sempre atentos a essa parcela do seu público e também o que a legislação manda, só assim conseguiremos garantir o direito de todos ao acesso à informação.

Caso tenha alguma dúvida, deixa aqui nos comentários ou entre em contato com a gente! Aproveite e nos diga se no seu negócio, já é feito algum trabalho relacionado à acessibilidade web?

Quer ter acesso a este conteúdo a qualquer momento?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário