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Quais os benefícios alcançados com o uso de BPMS?

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No conteúdo de hoje da série vamos falar um pouco dos benefícios que nem sempre são tão óbvios ao adotar a disciplina de Gerenciamento de processo de negócio, o uso da ferramenta de BPMS que suporta e possibilita automatizar, gerenciar e otimizar os processos de negócios.

Preparamos uma lista com 7 benefícios que poderão ser alcançados:

1. Entrega de valor para o Cliente

Dentro da disciplina de BPM o objetivo é mapear e melhorar os processos de negócio com enfoque em entregar valor para o cliente. Pensar nos processos de negócio de forma a entregar produtos e serviços que atendam as necessidades e expectativas dos clientes e usuários finais.  O BPMS te possibilita automatizar processos de negócio com esse enfoque. 

2. Agilidade na entrega do produto / serviço

Outro benefício esperado com a adoção de BPMS é a redução dos tempos de execução dos processos.

Com o processo definido, padronizado, automatizado e integrado com outros sistemas, a agilidade é uma consequência natural observada pelos participantes do  processo bem como pelos clientes desses processos.

Quando o cliente recebe algo antes do tempo que era praticado, percebe uma entrega de valor conforme mencionado anteriormente.

3. Entregar produtos e serviços com eficácia e eficiência

Uma vez que o processo é definido, automatizado, monitorado e controlado, é possível além de entregar o produto / serviço, também identificar seus gargalos e otimizá-lo de forma que ele sempre evolua.

Mantendo sua eficácia (entregando o produto ou prestando o serviço desejado), bem como também obtendo eficiência (produto entregue ou serviço prestado com menor custo, ou num prazo menor, por exemplo).

4. Dar mobilidade

Algumas plataformas de BPMS utilizam aplicativos ou portais responsivos (serviços na web que podem ser acessados de vários dispositivos: PC, celulares, notebooks e tablets) que possibilitam que o participante do processo execute sua atividade mesmo que ele não esteja dentro das instalações da empresa. 

Por exemplo: visitando um cliente e esse benefício contribui para o alcance dos benefícios mencionados anteriormente.

5. Melhora a visibilidade e dá transparência ao processo

A partir das ferramentas de BPMS é possível saber quais atividades já foram concluídas e quais ainda não foram, quem executou ou com quem está determinada atividade no momento atual, dando melhor visão, contribuindo para um controle melhor do processo e proporcionando transparência das informações e atividades executadas.

6. Viabiliza a aderência aos controles e conformidades

Um exemplo de aderência a controles e conformidades: supondo que você tenha um cadastro de fornecedores, quer garantir que estes forneçam diversas informações e documentos bem como também avaliá-los antes que o cadastro seja efetivado. 

Através do BPMS, você pode configurar quais as informações devem ser obrigatórias e pode existir o papel do avaliador que avalia os documentos. Todos esses passos e ações ficam registradas para possíveis consultas de maneira mais rápida e precisa, do que nos processos manuais.

7. Facilita os processo de Auditoria

As instâncias de processo, as informações nelas contidas, assim como os documentos trafegados nas mesmas podem fornecer as informações que os processos de auditoria interna e externa necessitam.


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