O que fazer em caso de inadimplência?

3 minutos para ler

Saber como reduzir a inadimplência nas empresas é uma medida que deve ser adotada por todo gestor. Afinal, essa prática pode garantir a sobrevivência do seu negócio.

Além de prejudicar o fluxo de caixa de uma companhia, a inadimplência compromete todo o controle financeiro de uma organização. Isso porque, sem recursos, o gestor enfrenta desafios importantes, como a dificuldade de honrar com seus pagamentos com fornecedores ou ter que recorrer a empréstimos. 

Fazer uma boa gestão da inadimplência requer disciplina e, para isso, deve-se seguir alguns ritos importantes:

  1. A empresa tem que saber administrar os atrasos: o time financeiro tem que registar os dados do cliente devedor, principalmente, o total e o tempo de atraso da dívida. Para que este controle seja correto é fundamental que a empresa faça uso de um bom software que automatize todos esses processos. 
  2. É muito importante que a empresa tenha disponível para seu cliente vários meios de pagamentos. E, no contexto que vivemos hoje, a empresa que oferece meios de pagamento mais eficientes, práticos e, principalmente, digitais correrá menos riscos em sofrer com a inadimplência. 
  3. Na confirmação da  inadimplência, ter uma política de cobrança que informa as ações que devem ser tomadas é essencial. 
  4. Negocie e ofereça um acordo ao seu cliente inadimplente. É importante a empresa estar aberta a negociações, principalmente, com aqueles clientes com um histórico de bom pagador. Se a empresa perceber que o cliente está mesmo com dificuldades, renunciar a uma parte da dívida, desde que um pagamento imediato de uma parte dela seja realizado é uma boa estratégia. 
  5. Automatizar o processo de cobrança por meio de sistemas integrados ajuda a prevenir a formação de dívidas, uma vez que ele pode enviar alertas de vencimento, programar avisos posteriores, como a suspensão do serviço e o envio do nome para serviços de proteção de crédito. Além da prevenção das dívidas, a automatização de processos traz ganhos de produtividade liberando os colaboradores e, principalmente, os gestores, a focarem em atividades de maior valor agregado para a empresa.

Pensando nisso, a Eteg em parceria com a Lecom, empresas referências no mercado de tecnologia estão preparadas para te ajudar a estruturar, organizar e automatizar todo o seu processo financeiro de maneira fim a fim, proporcionando um maior controle e gestão na cobrança de seus clientes inadimplentes.

Quer saber mais sobre gestão financeira e outros assuntos relacionados à inovação e ao desempenho empresarial? Participe do nosso webinar dia 12 de julho às 11h.

Inscreva-se, é gratuito: https://conteudo.eteg.com.br/jornada-melhoria-de-processos

Posts relacionados

Deixe um comentário