Qual é a importância do Fluxo de Caixa para a empresa?

3 minutos para ler

O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados.

Considerada uma das ferramentas mais necessárias para uma gestão de sucesso, o fluxo de caixa exerce um impacto elevado no comportamento da empresa e nos resultados que ela obtém.

Essa importância se deve principalmente porque o fluxo de caixa:

1.Proporciona ao Gestor uma fotografia sobre a saúde financeira do negócio: com a análise do fluxo de caixa, o Gestor consegue ver, claramente, se a empresa está tendo mais receitas do que despesas e, assim, ter uma percepção rápida se o negócio é ou não rentável e se a empresa tem boa saúde financeira.

2. Assegura e confirma um maior controle financeiro: o fluxo de caixa garante um maior controle financeiro uma vez que é possível saber exatamente o quanto a empresa está gastando e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro.

3. Garante que a empresa faça um planejamento financeiro bem estruturado: através de históricos dos fluxos de caixa de períodos anteriores é possível observar em quais momentos do ano a empresa apresenta sazonalidades, tanto em receita quanto em custos. E, desta forma, realizar uma previsão correta para que o resultado esperado não seja tão impactado.

4. Apoia no gerenciamento dos gastos: por meio do fluxo de caixa é possível identificar gastos desnecessários que devem ser eliminados em alguma área ou em alguma operação dentro da empresa. E, é por meio dele, também, que podemos observar se as decisões tomadas realmente foram efetivas ou se é preciso tomar novas ações.

5. Suporta todo o processo de tomada de decisão dos Gestores: todas as informações extraídas dos fluxos de caixa passados e atuais são importantíssimas para a tomada de decisão da forma correta pelos gestores. Conhecendo o histórico de entradas (receitas) e saídas (despesas), a sazonalidade que pode impactar o negócio ao longo de um período, bem como as lições aprendidas serão o embasamento para que os gestores possam planejar o futuro da empresa.

Podemos concluir que o fluxo de caixa é fundamental para que a empresa tenha conhecimento, otimize e planeje sua situação financeira, sendo um grande apoiador da tomada de decisão empresarial, o que garante que o negócio se tornará mais robusto.

Quer saber mais sobre processos financeiros? Participe do nosso webinar dia 12 de julho às 11h.
Inscreva-se aqui: https://conteudo.eteg.com.br/jornada-melhoria-de-processos

Posts relacionados

Deixe um comentário