Ferramentas de Business Intelligence (BI) o conceito de “inteligência de negócio” vêm ocupando cada vez mais um lugar de destaque no mercado.
É impossível pensar em crescimento e posição de marca sem investir em coleta, enriquecimento e análise de dados, não é mesmo? É aí que entra o BI para facilitar a vida dos gestores e poder proporcionar mais competitividade aos negócios.
Quer entender mais sobre como o BI está relacionado ao atendimento ao cliente?
É importante começarmos pelos tipos de entrada, sejam elas humanas ou interfaces de Inteligência Artificial (IA), como um chatbot por exemplo, a grande questão é que um grande volume de dados só será realmente útil quando aplicamos as higienizações e tratamentos necessários, assim eliminamos ou diminuímos a quantidade de “ruído” e aí a mágica acontece.
O que esses dados trazem para a inteligência empresarial?
No dia a dia do negócio, você vai perceber que as vantagens que o business intelligence pode proporcionar são diversas.
Começando pelo equilíbrio e necessidades de seus clientes, pelo timing de lançar produtos ou de reduzir produções de outros. É a partir dessas informações que você conseguirá construir e executar planos de ação efetivos e capazes de destacar sua marca no mercado.
Nesse aspecto, a IA veio para facilitar a relação entre empresa e cliente, com a função de melhorar continuamente tanto os dados que já estão estruturados quanto os que ainda não estão de cada pessoa e para ajudar a testar novas ações específicas que a empresa irá realizar com esses contatos.
Quer um exemplo? Quantos chatbots você já respondeu com seu número de telefone, CPF ou com outras informações pessoais?
O recurso em si veio para colocar o seu atendimento em outro patamar, mas se você não conhecer a jornada do seu cliente isso pode virar um ponto negativo no seu atendimento.
Então, como aplicar o BI no seu atendimento a fim de evitar esses problemas e extrair o máximo que esse conjunto de ferramentas tem a oferecer?
Mapeie as necessidades do seu atendimento: é importante antes de buscar soluções, entender os seus problemas, as necessidades que essa deve vir mitigar. Faça um mapa de jornada do cliente, coloque-o no centro do diagnóstico. Garanta que seu cliente será ouvido.
Escolha que tipo de ferramenta será utilizada: após o levantamento das necessidades, é importante escolher a ferramenta que melhor terá aderência com o seu negócio.
Defina as métricas: quais indicadores serão mensurados? NPS, CAC, ticket médio? Ainda não têm esses indicadores? Considere construí-los! São de extrema importância quando falamos de atendimento ao cliente, e nada melhor que a inteligência do negócio para ajudar a traçar caminhos com base nesses números.
Desenvolva sua equipe: grande parte dos erros nos dados vem de input incorreto.
Ter uma equipe capacitada, não apenas tecnicamente, mas processualmente falando é extremamente importante para a veracidade e tratamento dos dados. Lembre-se, dado que entra errado percorre todo o caminho errado.
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Com a análise e gestão dos dados você consegue elevar o nível do atendimento ao seu cliente, adicionando inteligência operacional e desenvolvendo maturidade tecnológica para o seu negócio e sua equipe. Quer saber como isso impacta diretamente na sua gestão? Entre em contato com a gente!