Como a computação em nuvem pode te ajudar?

Eteg > Blog > Automatização de processos > Como a computação em nuvem pode te ajudar?

Como a computação em nuvem pode te ajudar?

Reagir

São muitas as soluções em nuvem disponíveis no mercado. Um bom exemplo é a implementação do CRM – software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, muitas vezes baseado em nuvem. Aqui na Eteg te ajudamos a otimizar seus processos fazendo a integração de sistemas internos ao CRM.

Também implementamos a plataforma Zendesk, líder número 1 em experiência do cliente que possui armazenamento de todo o histórico do seu cliente em nuvem. Agora vamos entender o que é computação em nuvem.

Do que se trata?

Vamos lá! Antes de falarmos em ‘nuvem’ vamos relembrar para que usamos computadores e servidores numa empresa.

Um computador serve para diversos tipos de tarefas como edição de documentos, vídeos, execução e desenvolvimento de aplicações, entre outros. Um servidor pode ser utilizado para armazenar dados, gerenciá-los em um banco de dados, hospedar um sistema e outros propósitos. 

Sabemos que os computadores e servidores podem hoje estar localizados em um espaço físico dentro da sua empresa, cada máquina prestando os seus serviços, certo? E se esses serviços não estivessem em máquinas ocupando espaços físicos? 

Já pensou se, ao invés disso, os computadores, servidores e a rede da sua empresa estivessem “no ar” (ou “na nuvem”) em algum lugar da Internet, acessíveis de onde você estiver? É essa, resumidamente, a ideia de “computação em nuvem”, nossas ferramentas e a infraestrutura como se fossem serviços online.

E como isso funciona?

Existem diferentes modelos de soluções em nuvem, que vão desde um Software em nuvem (Software as a Service – SaaS), até uma infraestrutura completa, de servidores e máquinas virtuais, como se fossem serviços na Internet (Infrastructure as a Service – IaaS). 

No mundo ao qual estamos acostumados existem provedores de TV a Cabo, Internet e sinal de celular, dos quais contratamos aquilo que desejamos utilizar, não é? O princípio das soluções em nuvem é o mesmo! 

Existem provedores de serviços em nuvem, dos quais você contratará apenas os serviços que quiser, podendo, inclusive, disponibilizá-los sob demanda. Contactando um provedor de serviços em nuvem você pode conhecer a solução mais adequada ao cenário da sua empresa. 

Mas e com relação a tudo o que já tenho fisicamente na minha empresa?

Os provedores de serviços em nuvem também oferecem a possibilidade de migração, ou seja, trazer para a nuvem tudo o que está na sua empresa. 

Basicamente, a forma de acesso aos seus serviços será parecida, principalmente para o que você acessa pelo computador pessoal, a diferença é que os serviços não vão mais ocupar o espaço físico e consumir a energia elétrica da sua empresa. 

Parece algo vantajoso, não é? Por falar nisso, existem outras vantagens de utilizar serviços em nuvem!

Por que é vantajoso utilizar o serviço em nuvem?

Vale reforçar que, adotando a nuvem, não precisamos mais reservar um espaço físico para a infraestrutura da empresa. Isso colabora com os custos de duas formas: poder alugar espaços menores ou até deixar de alugar um espaço; e cortar os gastos com compra de hardware, energia elétrica e manutenção.

Os provedores de serviços em nuvem seguem padrões rigorosos para manter os serviços sempre disponíveis, haja o que houver.

Ainda falando de gastos, você vai contratar apenas os serviços em nuvem que precisar! Não vai pagar por mais nem por menos! 

Se, de repente, precisar incluir um novo serviço, ou melhorar sua infraestrutura em nuvem, com algumas configurações e solicitações rápidas o reajuste estará feito, sem precisar efetuar a compra de uma nova máquina e aguardar por sua entrega. O mesmo vale para quando você não precisar mais de determinado serviço ou máquina virtual, basta cancelar.

Os serviços em nuvem estão na Internet, ou seja, podem ser acessados de qualquer lugar, em qualquer hora e simultaneamente. Não é preciso estar na empresa para utilizá-los. Isso significa maior flexibilidade para os colaboradores, como chamamos aqui na Eteg, que, além de contar com comodidade poderão acessar todos os arquivos em tempo real, sem precisar do deslocamento.

A execução de aplicações em nuvem já é mais comum do que se imagina. Há exemplos que fazem parte do nosso cotidiano e nem percebemos, entre eles as suítes de Office online, como o Google Gsuite e o Microsoft Office Online. Com eles é possível criar documentos, planilhas, apresentações de slides, editá-los e salvá-los online! 

E os mesmos estarão disponíveis para acesso via smartphone, compartilhamento com outros usuários e exportação em arquivos de diferentes formatos. Outros exemplos populares são as soluções de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox

Há quem diga que utilizar essas soluções para enviar mídias ao smartphone é mais rápido do que conectá-lo ao computador via USB. Todas oferecem integração com suítes de Office online.

Indo mais a fundo, empresas como a Amazon já oferecem a possibilidade de ter um computador completo, totalmente em nuvem, ou seja, uma máquina virtual que você vai iniciar, instalar um Sistema, instalar ou desinstalar programas, usar e desligar, como um computador remoto, no conforto de casa.

Você deve estar se perguntando: com essa liberdade toda, será que é seguro? Sim! Os provedores seguem rigorosos padrões de segurança da informação, oferecendo criptografia de ponta a ponta e backups de rotina. 

Os seus dados vão trafegar criptografados! Você também não precisará ter aquela preocupação de: ‘- e se o servidor pifar?’.

Os provedores estão prevenidos contra este problema, realizam constantes backups e manutenções para evitar qualquer imprevisto! Além disso, se seu laptop for roubado, seus dados estarão seguros na nuvem.

Mil maravilhas! Preciso tomar cuidado com alguma coisa?

Quando falamos de Internet, nada é 100% seguro e todo cuidado que pudermos tomar ajuda! Devemos lembrar que, com os serviços em nuvem, não sabemos fisicamente onde nossos dados estão armazenados! 

Abaixo estão alguns cuidados para colaborar com a segurança dos nossos dados em nuvem.

  • Antes de tudo: escolha um provedor confiável! Pesquise sobre a confiabilidade do serviço em nuvem que deseja contratar e os recursos de segurança que ele possui. Peça também indicações de bons provedores aos seus conhecidos que já estão na nuvem.
  • Crie uma senha forte: Uma boa senha possui letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como ‘@’, ‘#’, ‘.’, ‘-’, ‘_’, …
  • Ative a autenticação em duas etapas: recurso que se tornou famoso recentemente com os casos de invasões de redes sociais, é um grande colaborador para a segurança.

E agora, qual a impressão que você tem da nuvem? Tem interesse em implantar? Comenta aqui 🙂

Escrito por Francisco Milagres

Artigos recomendados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  • Ludimira

    Texto excelente, onde qualquer leigo (eu) consegue compreender o que é o armazenamento em nuvem e sua segurança.
    Parabéns.

  • Adelson

    Esse “computador completo, totalmente em nuvem, ou seja, uma máquina virtual que você vai iniciar, instalar um Sistema…” é acessado por intermédio de outro computador? A solução “na nuvem” é mais indicada, então, para rede de computadores? Saudações. Adelson.

    • Francisco Milagres

      Ei, Adelson!
      Muito obrigado pela sua pergunta!
      Sim, o acesso é por intermédio de outro computador.
      E ainda que indicada para rede de computadores, a solução em nuvem não deixa de ser indicada também para apenas um computador remoto. Um exemplo simplificado: você precisa de um computador potente para executar um projeto e em casa você tem um computador básico que não atende. Ao invés de comprar um novo computador, que vai demorar a chegar, e depois você terá de montá-lo em casa, você pode contratar um computador na nuvem e executar o seu projeto nele! Seu computador básico será apenas o intermediário. E depois você poderá, inclusive, cancelar o serviço caso o computador em nuvem não seja mais necessário após a conclusão do seu projeto.
      Espero ter respondido a sua pergunta! A qualquer dúvida estamos à disposição!
      Saudações!

  • Ana Luíza Teixeira

    Muito explicativo!!! Fantástico

Usamos cookies para tornar melhor a sua navegação. Os cookies ajudam a fornecer uma experiência mais personalizada através do armazenamento dos seus dados temporariamente e análises da web para nós. Ao usar nossos serviços você concorda com este monitoramento.    Mais informação
Privacidad