conteúdo da página

O que é BI?

3 minutos para ler

Business Intelligence (BI) é um processo baseado em tecnologia para analisar dados brutos e fornecer informações úteis ao negócio para que executivos, gestores e analistas possam tomar decisões baseadas em dados técnicos. 

Como parte do processo de BI, as organizações coletam dados de sistemas internos de TI e fontes externas, transformam os dados em um processo chamado ETL (do inglês Extract Transform Load), executam consultas e criam visualizações, painéis de BI e relatórios para disponibilizar os resultados analíticos aos usuários de negócios para decisões operacionais. Elaboração e planejamento estratégico.

O objetivo final das iniciativas de BI é conduzir melhores decisões de negócios que permitam às organizações aumentar a receita, melhorar a eficiência operacional e obter vantagens competitivas sobre os rivais de negócios. 

Para atingir esse objetivo, o BI incorpora uma combinação de ferramentas analíticas, de gerenciamento de dados e relatórios, além de várias metodologias para gerenciar e analisar dados.

Como funciona o processo de business intelligence?

Uma arquitetura de business intelligence inclui mais do que apenas software de BI.

Os dados são normalmente armazenados em um data warehouse (serve para extrair informações inteligentes de vários sistemas), que é construído para uma organização inteira, ou em data marts menores que mantêm subconjuntos de informações de negócios para departamentos e unidades de negócios individuais, geralmente com vínculos com um data warehouse empresarial.

Além disso, os data lakes (onde um conjunto de dados primitivos são armazenados), baseados em sistemas de big data, são cada vez mais usados ​​como repositórios ou plataformas de dados de BI e analítica, especialmente para arquivos de log, dados de sensor, texto e outros tipos de dados não estruturados ou semiestruturados. 

No data lake você pode fazer vários tipos de processamento, cálculos, limpar os dados, fazer agregações e etc.

Os dados de BI podem incluir informações históricas e dados em tempo real coletados dos sistemas de origem à medida que são gerados, permitindo que as ferramentas de BI apoiem os processos de tomada de decisões estratégicas e táticas. 

Antes de serem usados ​​em aplicativos de BI, dados brutos de diferentes sistemas de origem geralmente devem ser integrados, consolidados e limpos usando integração de dados e ferramentas de gerenciamento de qualidade de dados para garantir que as equipes de BI e usuários de negócios analisem informações precisas e consistentes.

 

Entenderam melhor como funciona o BI?

Acompanhe os próximos conteúdos da nossa série e veja como o BI é importante para definir uma estratégia de plano de ação e tomadas de decisões mais assertivas para o seu negócio. 

Caso queira mais detalhes ou tenha dúvidas, entre em contato com a gente ou deixe aqui nos comentários 🙂

Posts relacionados

Deixe um comentário