conteúdo da página

Por que implantar o BI na sua empresa?

4 minutos para ler

Os dados são, hoje, o recurso mais valioso do mundo. 

É claro que apenas os dados brutos, sem nenhuma tratativa, análise e predições, acabam não gerando o devido valor estratégico para o negócio.

O BI é responsável por coletar, transformar, estruturar e analisar essas informações “brutas”. Além disso, é possível gerar novos indicadores e dados por meio de fórmulas matemáticas e cálculos complexos.

 Através de uma solução de BI, as organizações se preparam melhor para os desafios do mercado atual, obtendo insights valiosos para tomada de decisão em vários contextos.

Sendo assim, quais são os principais motivos de se ter um BI na empresa?

Decisões rápidas

“Os dados agora são produzidos tão rapidamente e em volumes tão grandes que é impossível analisá-los e usá-los de maneira eficaz ao usar métodos manuais tradicionais, como planilhas, que são propensos a erros humanos”, disse Darren Turner, chefe de BI da Air IT. 

“A vantagem do BI é que ele analisa automaticamente os dados de várias fontes, todos apresentados com precisão em um painel fácil de digerir.”

Claro, todo mundo fala sobre a importância da velocidade e agilidade em contextos de tecnologia e negócios. Mas esse é o ponto: se você não está fazendo isso, seus concorrentes quase certamente estão.

“A capacidade de agir de acordo com os insights mais cedo permite que as empresas identifiquem tendências internas e melhorem as ineficiências antes que seja tarde demais”, diz Turner. 

“Em um mercado onde o volume de dados está sempre aumentando, a capacidade de serem processados ​​e traduzidos em decisões de negócios sólidas é essencial para compreender melhor o comportamento do cliente e superar os concorrentes”, completa ele.

 

Aumento de vendas com base em inteligência de mercado

Acompanhar o comportamento do seu cliente é fundamental. Saber dizer qual o produto seu cliente quer e com qual frequência pode ser o ponto de virada do seu negócio. 

Possuir uma solução de automação de marketing possibilita a coleta de dados. Assim, é possível interpretar inúmeras situações que fazem com que ocorra mais compras.


ROI (Retorno sobre Investimento)

Sim, quando se tem relatório mais rápidos, tomadas de decisão ágeis, foco no que é importante para o cliente, o ROI da sua empresa pode aumentar.

 

Vantagem sobre os concorrentes

Automatizar coleta de dados, gerenciamento e transformação em dados úteis faz parte da implementação de um BI. 

A utilização de Excel pode se tornar um problema quando falamos em Big Data, uma quantidade de dados não suportada pela ferramenta. 

Assim, uma ferramenta de BI pode te garantir agilidade ao capturar as informações mais relevantes, prever tendências e analisar tudo isso em relatórios simplificados, a sua empresa se mantém competitiva no mercado por muito mais tempo.

Existem ainda vários outros motivos para se ter uma ferramenta de BI, como por exemplo compartilhamento de informações, aumento de produtividade da equipe, precisão dos dados, simplificação na tomada de decisões.


Em conclusão, fica mais claro que uma ferramenta de BI é muito importante para o auxílio da tomada de decisões das empresas atualmente, certo? Mas para a tomada de decisão correta, antes é necessário estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados e o BI pode ser uma excelente forma para este resultado, como vimos anteriormente.

E agora, quer saber como o analytics pode auxiliar sua empresa a definir e acompanhar as metas? Acompanhe os próximos conteúdos da nossa série e veja como ele pode te ajudar na hora da definição das metas do seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário