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TOP 10 APLICATIVOS PARA TURBINAR O CRM

12 minutos para ler

Muito já foi falado à respeito do CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente – e as integrações que podem ser feitas entre este sistema e diversos outros, a fim de  otimizar sua performance e, por conseguinte, os resultados obtidos. 

Se você ainda não viu os conteúdos anteriores sobre CRM, não perca mais tempo: volte alguns posts e entenda tudo o que precisa saber sobre o tema. 

O foco do presente texto será demonstrar os melhores aplicativos, aptos a turbinar o CRM de Vendas e tornar a atividade dos agentes comerciais o mais assertiva possível. 

Com efeito, o uso de aplicativos se torna cada vez mais frequente pelos usuários, seja pela inovação, mobilidade, facilidade de acesso e baixo custo (a grande maioria dos apps disponíveis no mercado são gratuitos), razão pela qual se tornaram um verdadeiro símbolo da era tecnológica que vivenciamos já há alguns anos e que atingiu o seu apogeu – frisa-se, até o momento – com a pandemia do COVID 19.

Dessa forma, esses aplicativos, que inicialmente eram usados apenas em smartphones, passaram a figurar também com o “status” de verdadeiros integradores de sistemas, porquanto possibilitam a comunicação entre plataformas de forma fácil, rápida e segura. 

Assim, não demorou muito para que os apps fossem adotados pelas empresas com o objetivo de aprimorar a estratégia comercial e gerencial, haja vista oferecerem diversos benefícios para o negócio em si, já que possibilitam a troca de dados e informações em tempo real, tanto para os colaboradores como para os clientes. 

  • Permitem gerar um Banco de Dados robusto e qualificado, de modo que a empresa possa identificar mais facilmente novas oportunidades; 
  • Oferecem às equipes mais ferramentas e recursos para a execução de suas atividades, o que acarreta no aumento da produtividade, dentre outros. 

Diante dos pontos acima, indubitável que se torna cada dia mais comum o surgimento de diversos aplicativos corporativos, que oferecem a possibilidade de integração entre os mais diversos sistemas de gestão adotados pelas empresas (CRMs, ERPs, TMSs e muitos outros) ou simplesmente a capacidade de otimizar o trabalho das equipes internas e externas, tornando a atuação mais simples e eficaz.   

Veja a análise dos 10 aplicativos que podem turbinar a usabilidade e potência do CRM de Vendas. 

 

  1. eZSign

É comum que quando o assunto são vendas ou negociações, muitas vezes o envio de um contrato, termo (de adesão, de confidencialidade, etc), propostas comerciais ou outros documentos faz-se necessário, não é mesmo?!

Por isso, a fim de atender as necessidades empresariais num universo cada vez mais digital, foram desenvolvidos – e ainda são – diversas plataformas cuja finalidade é o envio on-line dos mais diversos documentos e o mais importante: a assinatura eletrônica. 

A assinatura eletrônica não precisa ser necessariamente idêntica à assinatura física. Para fins de validação, são considerados outros aspectos, como o ID da assinatura e localização do user

Ainda, importante ressaltar que os documentos enviados nesse formato, ao contrário do que muitos pensam, ostentam validade jurídica para todos os efeitos.

De modo a fornecer à equipe de vendas o maior número de instrumentos necessários à prestação de um serviço prático, eficaz e de excelência, a Eteg desenvolveu, em parceria com a DocuSign – uma das principais empresas do mundo quando o assunto é o gerenciamento de contratos eletrônicos e a possibilidade de assinatura eletrônica em diferentes dispositivos (eSignature) – o aplicativo eZSign, que permite o envio dos mais diversos documentos de dentro do CRM de Vendas, sem que os agentes tenham que sair da plataforma. 

O eZSign, compatível com o CRM de Vendas Zendesk Sell, possibilita: 

  • o disparo de contratos nos mais variados formatos (templates – previamente criados na plataforma da DocuSign – ou documentos – em PPTX, Word, dentre outros);
  • o acompanhamento do status do documento enviado (se está concluído ou pendente da assinatura de alguma das partes envolvidas);
  • a captação dos dados inseridos em “campos de uma oportunidade” dentro do Zendesk Sell de forma automática para o template a ser enviado. Através da inclusão de um “data label” no template previamente definido que deve corresponder exatamente ao texto do campo correspondente no Zendesk Sell, a fim de que as informações sejam “puxadas” do último para o primeiro. 

Algumas features estão no roadmap do nosso querido eZSign para este ano, tais como o desenvolvimento de dashboards para análise dos resultados dentro do app, inserção de código para assinatura, dentre outras. 

As premissas para o uso do nosso app é usar o Zendesk – Sell ou Support – e ter uma conta na DocuSign para o envio de documentos. É sempre importante lembrar que, apenas para fins de assinatura, não é exigido qualquer requisito prévio.

 

2. PandaDoc

Ainda dentro do tema de envio de documentos via CRM de Vendas, sem a necessidade de sair da plataforma, tem-se o aplicativo do PandaDoc, que permite a criação, envio, rastreio e assinatura de contratos de forma eletrônica, que está disponível para integração com as mais variadas ferramentas do mercado, seja ela de vendas ou não. 

Dentre os CRMs de Venda para os quais o aplicativo PandaDoc está disponível, tem-se: Salesforce, Zendesk Sell, Pipedrive, HubSpot CRM, Microsoft Dynamics CRM, Sugar CRM e FrashSales. 

 

3. Apps de Soluções de Telefonia na nuvem

Sabe-se que as ligações ainda fazem parte da rotina de grande parte das equipes de vendas. 

Dessa forma, oportunizar aos agentes realizar ligações sem ter que sair da plataforma de vendas e, inclusive, trazer algumas ações automatizadas (tais como a geração automática de um lead após a ligação, registro da URL e descritivo do áudio), aptas a tornar o trabalho o menos moroso possível, representa um ganho sem precedentes. 

Nesse sentido, há diversas empresas de telefonia na nuvem – nacionais e estrangeiras – que oferecem aplicativos de integração aos CRMs de Vendas. 

Dentre esses apps disponíveis no mercado, cita-se o Softphone da 55PBX, 3CX, Atende Simples, FreshCaller e Twilio. 

 

4. Slack

O Slack, utilizado por mais de setecentas e cinquenta mil empresas ao redor do mundo, constitui, em síntese, uma ferramenta de centralização da comunicação interna de uma empresa. 

E porque é tão importante tê-lo integrado ao CRM de Vendas? Justamente para possibilitar que a equipe comercial se comunique com as demais equipes internas, sem a necessidade de deixar a plataforma, caso precise, por exemplo, de alguma informação do financeiro ou administrativo para concluir uma venda. 

Praticidade no mundo de hoje é tudo. E é isso que o Slack oferece. O aplicativo de integração está disponível, dentre outros, para os CRMs da Salesforce e Pipedrive. 

 

5. MailChimp

O MailChimp é uma plataforma de automação de marketing e serviço de e-mail marketing das mais adotadas atualmente pelas empresas. Isso se deve à sua capacidade, simplicidade no uso e rapidez na configuração.

Essa solução de marketing permite a criação de campanhas de e-mail marketing a partir do desenvolvimento de templates, bem como a configuração de fluxos de e-mails automáticos. Com diferentes regras de negócio, de modo a capturar leads – ou clientes em potencial – a serem “transbordados”, através do aplicativo de integração, para o CRM de Vendas, de modo que os agentes comerciais possam trabalhá-los e transformá-los em clientes efetivos da empresa. 

Embora, atualmente, muitos dos CRMs disponíveis no mercado já oferecem a possibilidade de desenvolver modelos de e-mails para o disparo em massa, o MailChimp ainda consiste numa ferramenta bastante utilizada pelas empresas, motivo pelo qual sua integração com outros sistemas, através do aplicativo, torna-se muito usual. E mais, possui planos gratuitos.

 

6. HubSpot Marketing

Uma outra ferramenta muito comum no campo das automações de Marketing é o é o ActiveCampaign, da americana HubSpot, escolhida por milhares de usuários. 

O aplicativo do HubSpot Marketing – disponível para integração com vários CRMs que não apenas o da própria HubSpot – possibilita o monitoramento de leads dentro da plataforma de vendas, automatizar a priorização de leads e o gerenciamento de contatos, de modo a impedir que as tarefas se acumulem nas mãos da equipe comercial e, por conseguinte, otimizando a atuação da mesma. 

 

7. Aplicativos de Reuniões Online

Os aplicativos de reuniões on-line, especialmente no cenário da pandemia do COVID 19 – que, pode-se dizer com segurança, mudou em definitivo todo o panorama da organização empresarial – se tornaram essenciais dentro de qualquer negócio. 

De fato, a integração desses sistemas com o CRM implica em grande auxílio para a equipe comercial, especialmente aquelas que precisam estar em contato com os clientes todos os dias para fazer apresentações e demonstrações de produtos, por exemplo, de modo que possam agendar reuniões e convidar participantes sem sair da plataforma de gestão de vendas. 

Isso implica na otimização do tempo e maximização da performance do time de vendas, que além da facilidade de marcar reuniões com um clique de botão, poderá dispor do registro e acesso às informações relativas àquele encontro dentro do CRM. 

Zoom, Google Meet e Microsoft Teams – as mais importantes ferramentas de reuniões online – disponibilizam aplicativos prontos para integração com os mais variados CRM de Vendas. 

8. Aplicativos de Pesquisa de Satisfação (feedback)

Que as empresas têm investido cada vez mais tempo – e dinheiro – para compreender melhor os clientes, não há discussão. 

Isso ocorre porque tal compreensão mais profunda permite não apenas fidelizar a clientela, como serve de insumo para a análise da performance da equipe, seja de vendas ou de atendimento, e para que os gestores consigam compreender o contexto da empresa de forma mais completa.   

E se engana quem pensa que as pesquisas de satisfação se aplicam apenas para as equipes de atendimento pós-venda. Muito tem se aplicado índices como NPS e CSAT para avaliar a performance dos agentes de venda.

Exatamente por isso é que os grandes players deste segmento tem investido em aplicativos de integração com o CRM, dentre os quais, cita-se: SurveyPal (que, aliás, é um parceiro oficial da Eteg, caso você, caro leitor, tenha interesse na solução), Survey, Nice Reply, Survey Force, Survey Vista, dentre outros. 

 

9. Aplicativos de métricas e dashboards

Indubitável que poder mensurar e visualizar, de forma simples e rápida, o desempenho da equipe de vendas (eficiência no convertimento de leads, atingimento de metas, nível/índice de respostas, dentre outros), o desenvolvimento das oportunidades dentro do pipeline de vendas, bem como os resultados obtidos é algo que todas as empresas buscam nos dias atuais. 

E considerando o contexto que estamos vivenciando – de uma pandemia a nível mundial – essa análise se torna ainda mais relevante, já que muitas empresas têm optado pelo trabalho remoto e o controle da atuação das equipes é feito, dentre outras ferramentas, via relatórios que levam em consideração dados e informações contidos, por exemplo, no CRM de Vendas. 

Metrificar sempre foi uma estratégia adotada pelas grandes, médias e pequenas companhias e, com a transformação digital, certamente tal fator não ficaria para trás. 

Embora muitos dos CRMs já ofereçam relatórios de desempenho e resultados nativos (como ocorre, por exemplo, o Zendesk Sell), as empresas ainda optam por integrar ferramentas específicas para esta finalidade, capazes de oferecer uma visão mais ampla do negócio, porquanto possibilitam a customização de métricas próprias e, por conseguinte, análises mais aprofundadas. 

Dentre os aplicativos capazes de trazer esses e outros benefícios ao CRM de Vendas, quando acoplados a esta solução, temos: Agile HR (PoweBi).  

 

10. Aplicativos de Workflows e Gerenciamento de Projetos

Outros aplicativos que estão corriqueiramente disponíveis para integração ao CRM são aqueles que envolvem a gestão de projetos, tarefas e fluxos de trabalho. 

Com efeito, quando a empresa possui diversos departamentos, eles precisam conversar entre si, de forma integrada, para que as equipes organizem seus respectivos workflows e as demandas possam ser entregues dentro do prazo estipulado.   

A importância desta integração entre o CRM e os softwares de gestão de projetos está na agilidade da comunicação entre a equipe de vendas e a equipe de projetos, que poderá planejar a demanda logo quando ela for concluída pela equipe comercial, sem mencionar o acompanhamento, por esta última, do estágio do projeto relativo àquela determinada venda para fazer um follow up de satisfação quando for concluído, por exemplo.  

São alguns destes aplicativos: Monday, Jira, Trello, dentre outros. 

 

E você, já usa algum desses apps integrados ao CRM de Vendas? Ainda não? Então não perca mais tempo e forneça já aos seus agentes o máximo de ferramentas para que eles possam exercer um serviço comercial de qualidade e excelência.

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