Empresa eficiente: A importância do diagnóstico de TI

Eteg Tecnologia Site > Blog > Automatização de processos > Empresa eficiente: A importância do diagnóstico de TI

Empresa eficiente: A importância do diagnóstico de TI

Reagir

O diagnóstico de TI da ETEG Tecnologia é uma ferramenta que auxilia você e sua empresa a enxergarem, claramente, quais são os processos ou áreas foco de atuação com projetos de tecnologia da informação para ajudá-los a potencializar seus resultados. 

O diagnóstico não só aponta os focos de atuação como define as ações necessárias para trabalhar estes focos de maneira assertiva e alinhada com a estratégia da empresa.

Como é feito o diagnóstico de TI para o meu negócio?

Ele começa entendendo a estratégia de TI da empresa. Entende como a tecnologia e a transformação digital são vistas na empresa e poderiam ser usadas para potencializar resultados.

Depois, o diagnóstico permeia as áreas de negócio, entendendo suas dores e necessidades. Alinha com a área de tecnologia da informação alguns pilares tecnológicos a serem adotados e termina com a priorização de processos e áreas para uso de alavancas de tecnologia que melhorarão os resultados.

Todo o diagnóstico é realizado por meio de ferramentas estruturadas de levantamento e   análise de dados. Contamos também com ferramentas de comparações e agregação de valor de nossa equipe, que detém grande expertise de mercado.

Quais os principais benefícios de um bom diagnóstico de Tecnologia da informação?

  • evitar o desperdício de tempo com projetos que não geram retorno e/ou não estão alinhados com a estratégia da empresa;
  • alinhar os stakeholders em relação aos focos de atuação;
  • mostrar, claramente, os ganhos projetados e o porquê da priorização de processos, áreas e projetos de TI;
  • facilitar o planejamento e a condução dos projetos de TI e da transformação digital dentro da empresa;
  • dar voz às áreas de negócio para facilitar o trabalho da área de TI e da diretoria na priorização dos esforços;
  • fortalecer a cultura digital da empresa.

Por que minha empresa precisa do diagnóstico de TI?

 Em geral, o diagnóstico de TI faz sentido para empresas que vivem as seguintes situações:

  • necessidade de aumentar o uso da tecnologia como ferramenta disruptiva e que permite à operação sair de tarefas rotineiras para tarefas de maior agregação de valor;
  • dificuldades da TI interna de priorizar e/ou mostrar os ganhos de aumentar o investimento em Tecnologia da informação;
  • dificuldades da TI interna em traçar um plano de transformação digital que considere o curto, médio e longo prazos;
  • desejo de se tornar referência no seu segmento por meio de projetos de Tecnologia da informação inovadores e capazes de mudar a cultura da empresa;
  • necessidade de avaliar se o modus operandi atual, do ponto de vista de tecnologia da informação está adequado e quais seriam as oportunidades / necessidades de mudança, segundo o mercado e a estratégia da empresa.

E se não for realizado o diagnóstico, de que forma pode impactar? 

A falta de um diagnóstico de TI ou um diagnóstico mal feito pode levar a empresa a enormes dispêndios de tempo e dinheiro com a implantação de ferramentas, plataformas e soluções que não trarão os resultados esperados.

Este cenário é péssimo não só pelo desperdício de recursos como também pela frustração e desgastes que gera, dificultando, inclusive, a aceitação e implantação de novos projetos, ainda que estes últimos sejam, comprovadamente, assertivos.

Outro ponto importante considerado no diagnóstico é a maturidade da empresa. Empresas com maturidades diferentes exigem abordagens diferentes no seu processo de transformação digital.

Neste sentido, o diagnóstico tem ferramentas específicas para avaliar o nível de maturidade digital (NMD). Considera variáveis como governança de TI, nível de terceirização,  infra estrutura, adequação e nível de uso dos sistemas e ferramentas existentes na empresa, bem como disposição e condições para fazer pequenos ou grandes saltos evolutivos.

A própria seleção do software (ou solução) a ser utilizada já é um desafio, pois há milhares de opções no mercado, com diferentes preços e propostas de atuação. Um bom projeto exige conhecimento e clareza quanto aos requisitos necessários e busca sistematizada de soluções que possam atender a estes requisitos, deixando claro o que será atendido (e como) e o que não será atendido (e o porquê).

Como a ETEG pode te ajudar no processo da transformação digital da sua empresa?

A ETEG tem uma abordagem específica e própria de seleção de software que pode auxiliar sua empresa nesta etapa importante da transformação digital

Auxiliamos também no planejamento detalhado para implantação dos projetos oriundos do diagnóstico e na implantação das soluções. Isto pode ser feito com a implantação em si de ferramentas que dominamos, ou por meio da gestão dos projetos com a disponibilização de pessoas para atuar como PMO ou scrum master.

Ajudamos você desde a identificação dos focos de atuação, passando pelo desenho do TO BE TECNOLÓGICO até o planejamento detalhado da atuação e apoio na implantação.

Um bom diagnóstico de tecnologia da informação sempre aponta oportunidades de aumento da automatização seja pelo melhor uso do que se tem ou pela aquisição/troca de softwares. Ferramentas como BPMS, CRMs, GEDs e BIs são cada vez mais utilizadas como forma de flexibilizar as mudanças necessárias na operação e, principalmente, facilitar a tomada de decisão.

Integrações entre sistemas são cada vez mais, vitais para garantir um fluxo de informação contínuo e seguro, com suporte às regras de compliance. A ETEG tem parceiros com plataformas de alta performance que podem ser usadas na solução de seus problemas. Somos certificados em alguns BPMS, GEDs, CRMs e nas soluções Zendesk.

Partindo de um bom diagnóstico e pensando na evolução gradual da tecnologia dentro da empresa, ganha-se espaço para poder pensar em outras estratégias de ação, com a tranquilidade de que a TI trará o suporte necessário. 

Projetos de transformação digital bem estruturados promovem aumento da cultura digital, otimizam o trabalho dos colaboradores, agilizam os processos, reduzem tarefas manuais, aumentam a produtividade e fidelizam o cliente.

Tudo isto gera melhores resultados financeiros e fortalece a marca,  garantindo a satisfação dos clientes e a perenidade do negócio.

Escrito por Fabiana Dutra

E agora, que tal antes de implantar soluções de transformação digital, fazer um diagnóstico de TI com a ETEG Tecnologia? Clique aqui e entre em contato com a gente!

Inclusive, deixa aqui nos comentários suas dúvidas que você ainda possui para criar um projeto para sua empresa 🙂