Terceirize os seus serviços: Como ajudar a sua equipe de software a ter mais resultados

Eteg > Blog > Automatização de processos > Terceirize os seus serviços: Como ajudar a sua equipe de software a ter mais resultados

Terceirize os seus serviços: Como ajudar a sua equipe de software a ter mais resultados

Reagir

2 cenários que encontramos nas equipes de software

Imagine que na sua empresa você possui uma grande equipe de tecnologia, com muito perfis profissionais e especialistas dos mais diversos segmentos. Ou que você possui uma equipe menor, com alguns analistas e programadores que tentam dar o melhor de si e atender todas as demandas. 

Em ambos os cenários, um fornecedor de tecnologia da informação com experiència na área pode ser a sua grande oportunidade para avançar naquele projeto que vem tirando o sono do mais calmo e sereno profissional desse planeta.  Ser responsável por avançar nos processos e usar a tecnologia a favor da prosperidade é uma das tarefas mais árduas.

Mas por que um fornecedor externo pode virar o jogo?

Ficou claro que a palavra-chave aqui é “por que”, né? Por que algumas empresas têm equipes de tecnologia? Por que outras têm um número mínimo de pessoas relacionadas a isso? E por que tantas ainda não possuem nenhum time de tecnologia?

Para esta história ser bem contada, precisamos começar falando do grande papel que pode ajudar nesta busca de respostas: o Gerente de Projetos!

Antigamente, as empresas contratavam profissionais para ajudá-las na organização das suas “entregas”. A estas entregas foi dado o nome de simplesmente Projetos ou, entre muitos nomes, Entregáveis de um Projeto. E estes profissionais ficaram, então, conhecidos como Gerentes de Projetos

Porém, essas entregas eram na verdade compromissos! E estes compromissos eram nada mais, nada menos do que o Escopo a ser entregue, o Custo a ser controlado e o Prazo de entrega. 

Os três mais temidos e enaltecidos pelo apelido de triângulo de ferro na vasta literatura de gerenciamento de projetos. Mexeu com um, mexeu com todos, meu amigo! Ah, e com os mais variados interessados que podemos imaginar! Com muita fé, se os compromissos dessem certo, ao final, teríamos supostamente, uma entrega alinhada à estratégia, requisitos planejados e com a qualidade esperada. 

Agora, dá uma paradinha nesta leitura e pensa comigo:  Um dos maiores receios do gerente é não entregar, de fato, valor para o usuário? 

Afinal, esta pessoa que deveria estar preocupada com a entrega de valor – ou seja, em perceber se aquele esforço continuava fazendo sentido para o usuário -, estava preocupada com a gestão das pessoas, com os ruídos pelos corredores e toda a carga de stress que gerir um time pode te trazer.

Hum, então seria legal se tivéssemos uma empresa preocupada com o valor, né?“, 

E é exatamente agora que eu vou te contar que a  ETEG é especialista em trabalhar a entrega de valor através da análise de processos e automação eficaz. 

Que tal a sua empresa, o seu gerente parar de se preocupar com as infinidades de tecnologias envolvidas?  Recursos humanos, férias daquele especialista que não pode estar ausente, entre tantos fatores e elementos que nos levam ao desvio de um projeto e perda de capital, em tentativas que mais frustram as pessoas e consomem o seu orçamento?!

Mas note, não é aquele valor pontual e não escalável. Falamos no valor alinhado aos objetivos da empresa, na entrega de valor que muda o jogo e continua sendo relevante para escalar a operação no futuro, bem como tem que ser.

E se a empresa for digital? E se o produto a ser entregue para o usuário for o único produto (ou parte de um portfólio específico) da empresa? Neste caso, é algo vivo.  Não é uma entrega pontual.

É aí que entra novamente a ETEG, que vai estar de olho no mercado, no comportamento dos usuários, no roadmap, no modelo de negócios, na visão, nos MVPs, etc. Ela vai analisar dados, fazer testes (A/B), experimentar, inspecionar, adaptar, revisar a estratégia, junto com você.

Portanto, seja grande ou pequena a sua equipe, o foco é a entrega de valor.

Você pode desempenhar estas atividades que seriam, inicialmente, atribuídas a um gerente, mas não seria melhor entregar para um grupo de especialistas que tem como meta te ajudar a resolver os problemas e extrair valor dos seus processos?

Fundamental mesmo, é preencher aquele vácuo com algo de valor para o usuário e nisto é possível contratar um aliado: A ETEG! 

E se o raciocínio fez sentido até aqui, você deve ter parado agora e se perguntando: “Eu gero valor, ou faço apenas entregas?

Entre em contato com a gente que eu te conto como a ETEG já mudou o destino de muitas pessoas e empresas através da entrega de VALOR! Vem com a gente! 

E se você tem alguma dúvida sobre como terceirizar seus serviços, por favor, deixa aqui nos comentários 🙂

Escrito por Marcelo Campos Chagas

Usamos cookies para tornar melhor a sua navegação. Os cookies ajudam a fornecer uma experiência mais personalizada através do armazenamento dos seus dados temporariamente e análises da web para nós. Ao usar nossos serviços você concorda com este monitoramento.    Mais informação
Privacidad