Glossário Tecnologia da Informação

Eteg > Blog > Atendimento ao cliente > Glossário Tecnologia da Informação

Glossário Tecnologia da Informação

Reagir

Para você ficar por dentro na TI

Você provavelmente já passou por alguma mudança tecnológica no seu negócio, certo? Nesse tipo de situações, sempre surge aquela palavrinha que não sabemos exatamente o significado. 

Foi pensando nisso, que montamos o nosso Glossário da TI, para simplificar sua vida na hora de entender termos e siglas dos serviços que uma empresa pode te oferecer. Isso também pode ser muito útil caso você seja um profissional recém inserido na área.

Nosso lema aqui na Eteg é exatamente tornar as coisas mais simples, pois todos nós sabemos que, muitas vezes, a área de tecnologia pode ser muito complicada. Confira o nosso glossário, garantimos que ficar por dentro e afiado nas palavras tecnológicas será mais simples do que você imagina. 

Espero que você aproveite!

  • BI
    Business intelligence –  Inteligência Empresarial.

É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio. Refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

  • BPM
    Business process management – Gerenciamento de processos de negócio. 

É um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

  • BPMs
    Business Process Management Suites/SystemSuítes/Sistemas de Gestão de Processos de Negócio.

É um conjunto de sistemas que automatiza a gestão de processos de negócio (modelagem, execução, controle e monitoração). 

Inclui o mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta, desenho dos fluxos e formulários eletrônicos, definição de workflow, regras de negócio, integradores, monitoração em tempo real das atividades e alertas. 

  • Chatbot

É um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que tenta imitar o comportamento humano.

  • CRM
    Customer Relationship Management – gerenciamento do relacionamento com o cliente.

É uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente, aquisição, transação, atendimento, retenção e construção de relacionamento de longo prazo com os clientes.

Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

  • CX
    Customer Experience –  experiência do cliente.

Conjunto de ações tomadas para melhorar e otimizar as interações entre consumidores e marcas ao longo das fases do processo de relacionamento de toda jornada de compra do seu cliente.

  • ECM
    Enterprise Content Management – Gestão de conteúdo empresarial.

É uma combinação dinâmica de estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e distribuir conteúdo e documentos relacionados a processos organizacionais, durante todo seu ciclo de vida.

  • ERP 
    Enterprise Resource Planning – planejamento de recursos da empresa. 

É uma plataforma de software desenvolvida para interligar diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio, que passam a ser fornecidas de maneira instantânea e precisa, assegurando as tomadas de decisões.

  • GED
    Gerenciamento Eletrônico de Documentos 

É uma tecnologia que oferece um meio de auxiliar no controle, registro, compartilhamento e backup de informações existentes em documentos. Conjunto de inovações que permite à organização fazer a gestão de vários documentos digitalizados.

  • IA
    Inteligência Artificial. 

É a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software, além de também ser um campo de estudo acadêmico. O principal objetivo é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

  • IoT
    Internet of things – Internet das Coisas. 

É uma rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet.

  • MVP
    Minimum Viable Product – Produto mínimo viável

É a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade de recursos e valor suficiente para reter os primeiros usuários e fornecer feedback para o desenvolvimento futuro do produto.

  • RPA
    Robotic Process Automation – Automação Robótica de Processos.

 É uma forma de tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software metafóricos (bots) ou em inteligência artificial (IA) / trabalhadores digitais que irão operar o sistema como um usuário.

  • Transformação Digital

É o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, resolver problemas e garantir resultados melhores. Trata-se de incorporar o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais.

Além disso, a transformação digital tem como capacidade aumentar a integração entre diferentes setores da sociedade: governo, economia, mercado de trabalho, educação, medicina, artes, ciências, comunicação global, entre outros.

Fonte: Wikipedia e colaboradores da Eteg.

Viu? Decodificamos o que podemos fazer por você. Esses são alguns dos serviços que a Eteg oferece. Tem mais alguma sigla ou termo que você tem curiosidade de saber? Escreva nos comentários 🙂