Analytics surgiu como um termo abrangente para uma variedade de diferentes iniciativas de inteligência de negócios (BI) e relacionadas a aplicativos.
Para alguns, é o processo de análise de informações de um domínio específico, como análise de sites.
Para outros, é a possibilidade de aplicar a amplitude dos recursos de BI a uma área de conteúdo específica. Por exemplo: vendas, serviços, cadeia de suprimentos etc.
Podemos dizer que o Analytics é o processo de descobrir, interpretar e comunicar padrões significativos de dados, sendo um campo da ciência da computação que usa matemática, estatística e aprendizado de máquina para encontrar padrões significativos nos dados.
Muito simplesmente, a análise nos ajuda a ver insights e dados significativos que não poderíamos detectar de outra forma. Envolve peneirar enormes conjuntos de dados para descobrir, interpretar e compartilhar conhecimentos.
Existem quatro tipos diferentes de analytics: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva.
Vejamos a seguir:
- Análise descritiva
A análise descritiva responde à pergunta “O que aconteceu?”
A análise descritiva, também chamada de BI tradicional, é a primeira etapa no processo de análise, criando um ponto de partida para investigações futuras.
2. Análise de diagnóstico
A análise de diagnóstico responde à pergunta “Por que algo aconteceu?”
Usa técnicas como descoberta de dados, detalhamento e correlações para mergulhar mais profundamente nos dados e identificar as causas raiz de eventos e comportamentos.
3. Análise preditiva
A análise preditiva responde à pergunta “O que provavelmente acontecerá no futuro?”
Usa descobertas de análises descritivas e diagnósticas – junto com modelagem preditiva sofisticada, aprendizado de máquina e técnicas de aprendizado profundo – para prever o que acontecerá a seguir.
4. Análise prescritiva
A análise prescritiva responde à pergunta “Que ação devemos tomar?”
Baseia em descobertas de análises descritivas, diagnósticas e preditivas para avaliar as consequências de possíveis decisões e determinar o melhor curso de ação em um cenário.
Os 4 modelos de análise alinhada aos indicadores de negócio podem e devem responder as perguntas básicas:
- O que aconteceu para meu indicador apontar este resultado?
- Por que isso aconteceu?
- Sem tomarmos nenhuma ação, o que provavelmente acontecerá com este indicador nos próximos meses/anos/quartéis?
- Qual ação devemos tomar para melhorar esse indicador?
Indicadores de negócio são imprescindíveis para qualquer empresa, eles apontam a saúde da empresa como um todo, porém, quando não alinhados junto ao Analytics, as tomadas de decisão se baseiam em feeling, sem contar com previsões e cenários possíveis.
Assim, quando temos indicadores alinhados ao Analytics podemos extrair o máximo de informações dos dados visíveis, ajudando na tomada de decisão e planejando os cenários futuros com base em decisões sólidas e conscientes.
Entenderam como o Analytics pode ajudar empresas a definirem e acompanharem metas?
Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários e iremos responder 🙂
Esperamos que tenham gostado da nossa série de conteúdos de BI.