Tipos de testes de software: saiba quais são e como realizar

Eteg > Blog > Automatização de processos > Tipos de testes de software: saiba quais são e como realizar

Tipos de testes de software: saiba quais são e como realizar

Reagir

Você sabe o que é um teste de software, quais os diferentes tipos e a sua importância?

Nós te ajudamos a entender mais essa! 

O que é o Teste de Software?

Para começar, o teste de software é uma investigação conduzida para fornecer aos interessados informações sobre a qualidade do produto ou serviço de software que está sendo adquirido, incorporado ou implantado em um ambiente computacional.

Dada a complexidade dos sistemas computacionais, o teste de software virou literalmente uma atividade profissional e ela cresce no mundo todo aceleradamente. 

É muito importante falar que existem diferentes tipos de testes de software que são “bem badalados” nas rodinhas dos profissionais e consumidores ávidos por tecnologia e, precisamos entender quais de fato atendem a nossa demanda e quais são funcionais para aplicação.

Uns dos principais objetivos dos testes de software são: verificar se os requisitos da aplicação estão sendo atendidos e a qualidade do software. 

Listamos aqui alguns tipos e como cada um destes testes funcionam.

  • Testes de Unidade ou Testes Unitários

Em poucas palavras, neste tipo de testes são realizados verificações em partes de um software, em trechos do código de software, para ser mais exato. 

O objetivo é encontrar falhas em partes pequenas do software, que funcionam de forma independente, mas colaboram com o funcionamento geral. Imagine um teste que verifica se um login ocorre como esperado ou se um e-mail foi enviado corretamente?!

  • Testes de integração

Neste tipo de teste, como o próprio nome diz, são feitos testes na integração das partes de um software. As falhas, neste caso, são normalmente encontradas na comunicação entre os componentes do software em questão. 

Por exemplo, se uma pessoa espera receber alguma informação ao pressionar um botão em uma tela de um sistema, mas logo após ter pressionado este botão, nada acontece ou o resultado é algo incorreto ou inesperado, podemos estar vendo uma falha de integração.

  • Testes de Sistema ou Testes de Aceitação

Este é bem frequente e é realizado usando o software do ponto de vista do usuário final. Ou seja, com base na função que o usuário executa no software. Um aprovador de compras, por exemplo, costuma olhar as ordens de compra e, se esta estiver conforme o esperado, irá executar os procedimentos necessários para a aprovação desta mesma ordem de compra.

Sempre que possível é recomendado que estes testes sejam feitos no mesmo ambiente e condições do usuário final, computadores com capacidade similar e softwares operacionais com a mesma versão.

  • Testes de Operação

Este acontece junto ao pessoal técnico, que tenta eliminar qualquer possibilidade de falhas.

São realizados pelos administradores do ambiente onde o sistema irá operar. São feitas simulações para garantir que o software será lançado de forma segura e estável no que se propõe a fazer.

  • E como eu faço um teste de software? Tem fórmula?

Sim, tem. E se chama especificação de software ou, em outras palavras, um texto que diz o que o software deve fazer. Este texto que descreve o funcionamento esperado é a base para os cenários de testes a serem executados pelas pessoas envolvidas, também chamados de Testadores ou Equipe de Qualidade de Software.

 O que é importante considerar quando vamos testar um software?

  1. O tempo disponível para a execução dos testes;
  2. A complexidade do software;
  3. A relevância das funcionalidades a serem testadas: As mais importantes primeiro 😉
  4. Não ignorar cenários aparentemente inocentes. Às vezes a menor pedra do caminho te derruba.

E depois de tudo isso, não esqueça que os erros encontrados devem ser documentados com informações suficientes que ajudem na reprodução do erro, facilitando assim a solução do problema! Fica a dica 🙂

Bons testes!!

Escrito por Marcelo Campos Chagas

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Assine a nossa newsletter!

Usamos cookies para tornar melhor a sua navegação. Os cookies ajudam a fornecer uma experiência mais personalizada através do armazenamento dos seus dados temporariamente e análises da web para nós. Ao usar nossos serviços você concorda com este monitoramento.    Mais informação
Privacidad