8 motivos para automatizar processos na sua empresa

Eteg > Blog > Automatização de processos > 8 motivos para automatizar processos na sua empresa

8 motivos para automatizar processos na sua empresa

Reagir

Quando estamos falando em mais eficiência, menor custo e melhor aproveitamento do tempo, falamos da automatização de processos. 

Certamente com o passar do tempo, o fluxo de informações do seu negócio tenha aumentado exponencialmente e sua empresa tenha que lidar com um grande fluxo de informações todos os dias, não é mesmo? E como anda a produtividade da sua equipe? 

Se eles fazem tudo de maneira manual pode ser que não esteja tão boa quanto o esperado.

Confira 8 motivos para automatizar processos na sua empresa:   

  • Facilita o acesso à informação

O principal motivo que uma empresa deve ter em mente quando pensar em  automatizar processos é que ele promove a facilidade do acesso à informação. Um dos grandes desafios das corporações nos dias de hoje, principalmente com a alta competitividade de um mercado que funciona full time (sem parar).

  •  Os riscos de falha humana serão eliminados

Processos manuais contribuem para a ocorrência de falhas humanas. Essas falhas podem até nem ser propositais.  Como o famoso ditado diz: ‘errar é humano’, mas por mais que os colaboradores estejam bem treinados, eles ainda assim são suscetíveis a erros. Por menores que sejam os erros, ainda impactam negativamente nos resultados da empresa.

Logo, a automatização de processos também é benéfica porque ajuda a eliminar os riscos de falha humana. Com isso, a precisão dos processos operacionais é aumentada.

  •  Reduz os custos do negócio

Reduzir custos é uma meta permanente em qualquer empresa, principalmente em razão dos altos gastos de manutenção de um negócio e da inconstante incerteza que encontramos na economia brasileira.

A automação de processos é uma excelente ferramenta da redução de custos, porque promove processos racionais que reduzem a ocorrência de erros, gerando consequentemente, uma economia significativa para o negócio.

  • Possibilita uma gestão segura e eficaz

A automação traz maior transparência e racionalização aos processos. Com as informações organizadas e centralizadas, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla do funcionamento da organização e isso justifica porque automatizar processos é tão importante.

  •  Aumenta a competitividade

Processos automatizados, racionalizados e devidamente organizados permitem o aperfeiçoamento da empresa. Isso porque automatizar processos torna mais fácil para os gestores realizar alterações nos processos, agilizar determinados setores e incorporar novas tecnologias.

Isso agrega para o negócio um ciclo de constante avaliação e possibilidade de aperfeiçoamento. Além de trazer maior qualidade para os clientes atendidos, a empresa se destaca no mercado, aumentando os seus lucros e se distinguindo diante da sua concorrência.

  • Integração com outros sistemas

É possível trocar dados com sistemas de áreas diferentes e até mesmo com fornecedores e clientes realizando integração com ERP, CRM ou VMI.

Neste artigo você descobriu a importância de automatizar processos e 8 motivos para fazer isso o quanto antes, como a redução de custos, facilidade de monitoramento e integração entre sistemas.

  • Maior velocidade de resposta

Imagine que você precisa semanalmente gerar indicadores para apresentar os resultados nas reuniões gerenciais ou que precisa de informações diárias sobre os resultados financeiros da empresa.

Dependendo dos dados que você tem disponíveis e da complexidade deles, você pode levar algumas horas para isso.

Com a automatização, basta informar os indicadores que precisa, o período e os dados são gerados instantaneamente.

  • Seus clientes ficarão mais satisfeitos

Processos automatizados contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados e também para a redução dos custos deles. Com isso, a empresa pode oferecer serviços melhores por preços menores.

E seu público, seja ele B2B, seja B2C, certamente ficará mais satisfeito. Você conseguirá não só fidelizar seus clientes, como também atrair novos.

Para saber como a Eteg pode te ajudar a automatizar processos na sua empresa veja aqui!

Gostou do conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter para receber mais materiais como esse! 🙂

Escrito por Maycon Costa