Qual é a importância da gestão financeira para uma empresa?

4 minutos para ler

Para que uma empresa seja bem-sucedida é importante que ela tenha uma estrutura administrativa eficiente, alinhada aos propósitos e objetivos do negócio. Neste contexto, a Gestão Financeira desempenha um papel fundamental na estratégia do negócio.

A Gestão Financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa. 

Isso é feito por meio de registros adequados e de um bom acompanhamento por parte dos gestores, dessa forma é possível obter informações que contribuam para o planejamento do negócio e para a otimização dos resultados como um todo e, principalmente, para tomar decisões de forma correta.

Todos devem estar se perguntando: como a gestão financeira deve funcionar?

O Primeiro passo é elaborar o planejamento, no qual devemos definir quais são os objetivos e metas, um bom exemplo de objetivo pode ser a redução dos custos operacionais do negócio. 

Na sequência deve-se elaborar um orçamento que permite uma visualização global do negócio, identificando quais setores ou atividades são mais importantes para a empresa. 

Com um planejamento e um orçamento bem-feitos, os gestores têm um controle mais eficiente das finanças do negócio, evitando a escassez de recursos financeiros ou os gastos desnecessários com despesas que não são prioritárias.

Com o planejamento e orçamento elaborados é fundamental definirmos quais serão as ferramentas financeiras que serão base de uma gestão financeira eficiente. Aqui, podemos destacar como exemplo o fluxo de caixa que permite conhecer todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

No entanto, além das ferramentas tradicionais, a empresa deve investir em inovação. Por meio do uso de softwares especializados em gestão (BI, por exemplo) e automatização dos processos financeiros utilizando plataformas BPMS. 

Hoje, um dos grandes desafios dos gestores financeiros é ter a informação certa e rápida para a tomada de decisão. Na maioria das vezes, as informações estão pulverizadas em vários sistemas, fazendo com que se tenha de buscar estes dados para depois organizá-los, tratá-los e, aí sim, transformá-los em informação para uma tomada de decisão.

É quase impraticável adotar um método de gestão financeira sem fazer uso de recursos tecnológicos capazes de automatizar processos. 

As principais vantagens da automatização financeira abrangem:

  • Redução de custos;
  • Agilidade na execução das tarefas;
  • Geração de dados estratégicos;
  • Otimização de recursos;
  • Maior eficiência financeira e operacional.

Neste ponto, a tecnologia é uma forte aliada na otimização, organização e eficiência de qualquer empresa. Por isso, é necessário investir na organização dos processos, por meio de sistemas integrados que vão orquestrar todo o fluxo operacional.

Além disso, a automatização dos processos financeiros, por meio dos softwares de gestão, permite que os gestores acompanhem e analisem, on-line, dados, informações e resultados do negócio, possibilitando a tomada de decisão de forma imediata. 

Concluindo, entre os pontos mais relevantes de uma gestão financeira eficiente, podemos destacar a necessidade de acompanhar todos os resultados da empresa: 

  • Dar atenção ao fluxo de caixa;
  • Elaborar e respeitar o orçamento;
  • Investir em tecnologia por meio do uso de um sistema de gestão que simplifique e otimize os processos.

Com organização, inovação e planejamento, é possível chegar longe! Coloque em prática as nossas dicas e garanta um futuro promissor para o seu negócio.

Quer saber mais sobre gestão financeira e outros assuntos relacionados à inovação e ao desempenho empresarial?

Participe do nosso webinar dia 12 de julho às 11h. Inscrições aqui!

Fontes:

Equals
Voitto
Siteware

Posts relacionados

Deixe um comentário