A IA Generativa está no centro das discussões sobre produtividade e transformação empresarial. No entanto, traduzir essa promessa em retorno sobre investimento (ROI) tangível exige uma metodologia clara. Para calcular o ROI de iniciativas de IA é crucial ir além da empolgação inicial e construir um estudo de viabilidade robusto, simulando custos e valores potenciais.
Dessa forma, é preciso entender o que é importante para o seu negócio, o que exige uma visão mais ampla do “apenas” adquirir uma nova ferramenta ou módulo. Portanto, a questão central aqui para qualquer líder de tecnologia ou negócio é: Como garantir o ROI (Retorno sobre o Investimento) dessas iniciativas de IA e transformar o hype em lucro tangível?
Anatomia do ROI em iniciativas de IA:
A fórmula clássica do ROI (retorno obtido – investimento) é apenas o ponto de partida. Para entender a contabilidade de valor da IA, precisamos decompor o Retorno Obtido em duas macro-áreas de ganho que representam a otimização de edge-to-edge da sua operação:
Ganhos rápidos (quick wins): produtividade e mitigação de custos para o calcular o ROI em inciativas de IA
Os ganhos rápidos são a porta de entrada para o ROI em IA, focados em melhorias de produtividade. Eles vêm, principalmente, de assistentes de produtividade como o Copilot e Agents IA
- Características Técnicas: São fáceis de iniciar, testar e comprar. O tempo para gerar valor é curto (menos de um ano).
- Métricas de ROI (Voz Ativa): Você deve mensurar e avaliar o tempo economizado em tarefas específicas e agregadas. O financiamento pode vir da própria economia de custos e produtividade incremental.
- O Desafio: Por serem específicos para cada tarefa , a melhoria de produtividade se torna uma fonte decrescente de diferenciação a longo prazo.
- A Adoção Inteligente: Para manter a vantagem, integre esses recursos em outros processos de negócios.
O perfil dos investidores importa: conservadores x inovadores
Iniciativas inovadoras buscam aproveitar a IA em aplicações personalizadas e mais arrojadas, usando dados corporativos de maneiras exclusivas para ampliar os processos atuais. Aqui, a IA se torna uma fonte de vantagem competitiva mas com maiores riscos.
- Características Técnicas: Envolvem custos e riscos mais altos e imprevisíveis. O tempo para gerar valor é médio (entre um e dois anos).
- Métricas de ROI em iniciativas de IA: Você deve avaliar os custos incrementais e capturar benefícios financeiros e resultados estratégicos. Benefícios diretos e indiretos, incluindo potencial de receita, podem compensar os custos, desde que haja uma reformulação eficaz de processos e gestão de riscos.
Você precisa de uma ferramenta para começar a classificar e priorizar seus próprios casos de uso de IA saiba mais sobre como os clientes estão cada dia mais exigentes em relação ao atendimento.
O alerta da Gartner: Por que 50% dos projetos de IA falharão?
No entanto, não se iluda com os ganhos potenciais. Isso porque a implementação materializa esses ganhos (tangíveis) somente quando ela tem uma visão 360 graus e um fit estratégico com as reais demandas do negócio.
A Gartner é categórica: até 2028, aproximadamente 50% das iniciativas de IA serão descontinuadas por falta de alinhamento com os objetivos de negócio. Isso ocorre porque o investimento é tech-driven, e não business-driven.
O segredo está na ferramenta adotada e na estratégia de adoção.
É crucial saber como, onde e quando investir, buscando parceiros técnicos que entendam seu negócio de ponta a ponta para entregar valor real, e não apenas código.