O Brasil é o sétimo país que mais utiliza o WhatsApp no mundo!
Com o surgimento das versões diferenciadas do WhatsApp, muitas empresas estão aproveitando e oferecendo esse canal de atendimento ao seu público, como parte da estratégia de aproximação dos clientes e aumento das vendas.
Não é uma tarefa fácil, pois clientes que buscam sua organização pelo canal de WhatsApp esperam por respostas rápidas.
Para ser ágil no atendimento e promover uma boa experiência para o seu cliente, é necessário ter uma equipe preparada, processo de atendimento organizado e conhecimento.
Por isso, trazemos neste conteúdo o principal diferencial das 3 versões existentes do WhatsApp.
Conheça as principais diferenças entre as versões do WhatsApp
1. WhatsApp Messenger: versão utilizada para troca de mensagens cotidiana entre amigos, grupo e familiares. Essa é a versão que temos instalada em nossos smartphones (versão gratuita).
Muitas pessoas utilizam essa versão também para vendas. Porém, o WhatsApp tem uma versão específica para essa funcionalidade, que pode ajudar ainda mais a escalar o seu negócio: o WhatsApp Business.
2. WhatsApp Business: essa versão do WhatsApp também é gratuita e também pode ser utilizada nos smartphones, tanto por pessoas físicas quanto por pequenas e médias empresas.
No entanto, a diferença é que aqui temos uma série de recursos que ajudam a automatizar a sua operação.
Como por exemplo:
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Respostas rápidas: através de atalhos no teclado é possível o disparo de templates pré definidos. Com isso, temos um ganho de produtividade no atendimento aos clientes;
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Perfil comercial: possibilita à empresa a inserção de informações como endereço, site, email e a foto do perfil. Dessa forma, você passa mais credibilidade para o seu público, com informações de fácil acesso sobre sua empresa.
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Métricas: painel com relatórios sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas pelos clientes. Imprescindível para quem quer entender a operação e tomar decisões de melhorias no atendimento.
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3. WhatsApp Business API: à medida que sua operação cresce, se torna moroso o processo de acompanhamento e gerenciamento do atendimento feito pelo seu time. Imagine você, tendo que analisar cada conversa no aparelho de cada vendedor ou atendente para avaliar se a performance e conduta dos mesmos está de acordo com o que foi passado.
Trabalhão, né?
Esse é um dos motivos que o Facebook (agora nomeado como Meta) lançou a versão WhatsApp Business API.
Indicado para empresas que já possuem uma operação de atendimento em andamento/crescimento, essa versão não roda no aparelho telefone e sim dentro de softwares.
Para realizar o atendimento via WhatsApp, o atendente precisa se logar na plataforma e toda conversa que é realizada com o cliente é registrada no sistema para análises gerenciais e acompanhamento de indicadores.
Agora você consegue entender um pouco mais sobre a importância do atendimento especializado que o seu negócio precisa.
Quer saber como automatizar o seu atendimento via WhatsApp? Confira aqui!