Eteg

Ownership: a competência que todos nós deveríamos praticar

Thaís Siqueira |

Você já ouviu falar sobre Ownership? Esta competência é essencial para o sucesso de uma organização! 

Segundo o Cambridge Dictionary a palavra Ownership significa: “the right of owning something”, sendo assim podemos compreendê-la como a posse de algo. 

Neste contexto esta competência está relacionada ao valor da Eteg: pensar e agir como dono (atitude). 

Skills importantes para o Ownership

Sabe quais as skills necessárias para você desempenhar a atitude de dono com excelência? Veja abaixo algumas delas:

  • Proatividade – Que se antecipa a futuras mudanças ou problemas; antecipatório. – Dicionário Michaelis
  • Colaboração Ato ou efeito de colaborar, de trabalhar em conjunto; cooperação, ajuda. – Dicionário Michaelis
  • Visão de futuro – Conhecimento dos objetivos da empresa – Boa Vista Tecnologia
  • Comprometimento –  Empenhar a palavra. – Dicionário Michaelis
  • Entusiasmo –  Grande contentamento; júbilo. – Dicionário Michaelis

Por que eu deveria adotar a atitude de dono? 

Primeiramente é essencial compreendermos a importância do nosso trabalho. Estamos influenciando positivamente nosso meio? Nossos resultados têm impactado vidas e contextos?

Periodicamente nos reunimos a fim de apresentar nossos resultados que sempre são construídos a partir do esforço de todos. É impactante a força que uma equipe bem engajada, uma boa comunicação e transparência podem ter em uma organização. Nossos valores em associação ao nosso trabalho produzem frutos que observamos em nosso dia a dia e em nossas reuniões. 

Já parou para pensar sobre isso? Diariamente transformamos contextos, otimizamos o tempo e o trabalho das pessoas e indiretamente produzimos mais qualidade de vida. O que podemos fazer para contribuir ainda mais para um mundo mais informatizado e menos laborioso para nós como sociedade?

Mas como eu posso desempenhar essa atitude?

Uma forma muito prática e simples de desempenhar a ownership é sempre visitando o site da empresa, fazer a leitura dos artigos no blog e os compartilhando em redes sociais, como o LinkedIn. Isso faz com que a visibilidade e engajamento da empresa a qual pertencemos, aumentem consideravelmente e estas novas visualizações podem ser convertidas em novos clientes! 

Diversas outras atitudes podem ser adotadas:

  1. A sugestão dos serviços do seu negócio externamente; 
  2. A busca por solucionar algum contratempo ocorrido na organização;
  3. O posicionamento em reuniões contribuindo com outros pontos de vista e pluralidade;
  4. A sugestão de ideias inovadoras para tornarmos cada vez melhores!

É importante que estas ações, após algum tempo, tornem-se naturais para você, compondo assim o seu repertório de ações ownership! Dessa forma, estaremos aproximando a empresa a qual pertencemos de novas pessoas a partir da humanização e, além disso, também agregaremos valor a elas.

Consegue pensar em mais formas de desempenhar a ownership? Conta pra gente aqui nos comentários! 

 

Referência: https://boavistatecnologia.com.br/blog/ownership-atitude-de-dono/

Escrito por Camilla Gonçalves